sábado, outubro 14, 2006

Cataplana à Algarvia

Já devem andar com fome? A tanto tempo que não aparece comida por aqui...

Ingredientes: • 1 Kg de amêijoas• 500 Grs de Camarão• 800 Grs de carne de porco• 200 Grs de presunto sem sal• 100 Grs de toucinho entremeado• 1 Chouriço pequeno de carne• 1 Copo de vinho tinto• 1,5 Dl de azeite• 2 Colheres de sopa de banha• 1 Folha de louro• sal QB• 3 Dentes de alho• 2 Cebolas• 2 Colheres de sopa de colorau doce• 1 Molhinho de salsa• 1 Molhinho de coentros• Piripiri QB

Preparação: Primeiro lave as amêijoas e ponha-as de molho durante 2 horas,Em água fria temperada com sal.Corte a carne de porco, o presunto e o toucinho aos cubos,Se possível todos do mesmo tamanho.Tempere com sal, alhos pisados, colorau, o copo de vinho tinto,Folha de louro e piripiri.Misture tudo muito bem e, deixe a marinar cerca de 3 horas.Pele as cebolas, e corte-as em meias luas finas.Ponha o azeite e a banha no fundo da cataplana e as cebolas.Leve ao lume a refogar.Quando a cebola estiver transparente junte as carnes marinadas,As amêijoas escorridas e passadas por água corrente, o camarão de preferência descascado, o chouriço às rodelas e o molhinho de salsa e coentros.Feche a cataplana e leve ao lume médio a cozinhar cerca de 25 minutos. Para servir rectifique os temperos retire a salsa e os coentros. Sirva imediatamente. Pode Acompanhar com arroz e/ou batata frita. Bom apetite.... :))

11 comentários:

Anónimo disse...

Ora uma boa sugestão para uma proxima Assembleia...

guerero disse...

Acho que está a ser tratrado esse assunto , o confrade patas de galinha só se esqueceu de sugerir o vinho, que aqui neste caso podia ser o Branco Quinta da Brejoeira que já bebemos com os camarões.

guerero disse...

O Vinho Branco não é Quinta mas é Palacio a porra do nome doi vinho ten custado a entrar, mas é só mesmo o nome porque o vinho esse escorre que nem agua.

Anónimo disse...

Estavam um inglês, um alemão e um português num café quando o inglês
diz aos outros:

- Esse que aí entrou é igualzinho ao Jesus Cristo
- Pois, pois - dizem os outros.
- Estou-vos a dizer. A barba, a túnica ...

O inglês levanta-se, dirige-se ao homem e pergunta:

- Tu és Jesus Cristo, não é verdade ?
- Eu ? Que ideia !
- Eu acho que sim. Tu és Jesus Cristo.
- Já disse que não. Mas fala mais baixo.
- Eu sei que tu és Jesus Cristo

Tanto insiste que o homem lhe diz baixinho:

- Sou efectivamente Jesus Cristo mas fala baixo e não digas a ninguém senão
isto fica aqui um pandemónio.
- Fiz uma lesão no joelho em pequeno. Cura-me.
- Milagres não. Tu vais contar aos teus amigos e eu passo a tarde a fazer
milagres.

O inglês tanto insiste que Jesus Cristo põe-lhe a mão sobre o joelho e
cura-o

- Obrigado. Ficarei eternamente grato - agradece, emocionado, o inglês.
- Sim, sim. Não grites e vai-te embora. Não contes a ninguém.

O inglês, mal chegou à mesa, contou aos amigos. O alemão levantou-se logo e
dirigiu-se a ele.

- O meu amigo disse-me que eras Jesus Cristo e que o curaste. Tenho um olho
de vidro. Cura-me.
- Não sou nada Jesus Cristo. Fala baixo.

O alemão tanto insistiu que Jesus Cristo passou-lhe a mão pelos olhos
e curou-o.

- Vai-te agora embora e não contes a ninguém.

Mas Jesus Cristo bem o viu a contar a história aos amigos e ficou à espera
de
ver o português ir ter com ele. O tempo foi passando e nada. Mordido pela
curiosidade dirigiu-se à mesa dos três amigos e, pondo a mão sobre o
ombro do português, começou a perguntar:

- E tu, não queres que ...

O português levanta-se de um salto, afastando-se dele:

- Eh, tira as mãozinhas que eu estou de Baixa !!!

Anónimo disse...

Caro amigo Guerero o vinho não é branco mas sim VERDE (viva o SPORTING), mas sou da tua opinão é muito BOM.
Por isso acho que uma multa colectiva de Palacio da Brejoeira não fazia nenhum mal.

Anónimo disse...

Mas quem foi o inergúmeno que voltou a falar de clubes de futebol?
Para falar do sporting deve ter sido o Texugo do Manta ou o Texugo do Salgadinho ou o Texugo do Papin ou o Texugo do Alain... ..da-sse

Chagas!
Falem mas é de comida ou bebida ou gajas!

Ass: Zé

PS: preparem-se que eu p'rá semana estou aí...

Anónimo disse...

O amigo do comentário de 20 de Outubro às 23.02, sendo membro de uma Insigne Confraria que se dedica ao bom comer e ao bom beber, deveria saber que, genericamente, a distinção do vinho em Portugal se faz entre MADURO ou VERDE(*). E entre os maduros e verdes, em BRANCOS ou TINTOS.
Portanto o Vinho "Palácio da Brejoeira" é um VERDE ALVARINHO BRANCO.
Cumprimentos meus para todos.

(*) Os outros, rosés e coisas dessas nem a categoria de vinho deviam ter! Deveriam ser "qualquer coisa" rosé.

Anónimo disse...

O cara chega em casa, cansadão.
A mulher tá toda arrumada, lingerie nova, camisolinha, cheirosa, pula
no pescoço dele e fala:
- Benhê, hoje eu estou a fim! Vamos fazer um 69?
- Pô amor, tô cansadão. Que tal 68?
- 68???? Como é que se faz um 68?
- Você me chupa e eu fico te devendo uma.

guerero disse...

Este anonimo devia criar um blog para as anedotas e poesias.
A malta até é capaz de pôr aqui um Link.

Confrade Patas disse...

Aí, Aí!

Esta noite promete...

Ele já anda aí à solta, depois de alguns meses de cativeiro na ilha...

A coisa não vai ser bonita... vai ser linda de se ver...

Cumprimentos,

Anónimo disse...

Receita de Natal... ;)

PERU COM WHISKY

Ingredientes:

1 Garrafa de Whisky (BALLANTINE'S)
1 peru de aproximadamente 5 kg
sal a gosto
pimenta a gosto
350 ml de azeite
500 gr de bacon em fatias


Modo de preparar:

Envolver o peru no bacon e temperá-lo com sal e pimenta........
Massaja-lo com azeite......
Pré-aquecer o forno durante aproximadamente 10 minutos......
Servir-se de uma dose bem aviada de whisky enquanto espera............
Colocar o peru numa assadeira......
Sirva-se de mais umas doses de whisky........
Axustar o terbostato na marca 3 e, debois de uns 20 binutos mudar para
assassinar, digo assar a ave....
Derrubar uma dose de uichhhhquey (pela goela abaixo, é claro).....
Debois de beia hora, avrir a berda da borta e gontrolar a assadura do
pato.......
Begar a garrava de vuissssc e emborcar outra dose........
Depois de beia hora, cambalear até o vorno, abrir porra da borta e
enfiá-la
no peru, digo virar a ave ao gondrário....
Queimar a mão ao vechar a porra do vorno e dizer um balavrão do
caraio.......

Tentar zentar na gadeira........
Servir-se de uoooootra dose boua de uisssgue.........
Cozer (?), gosturar (?), gozinhar (?), sei lá, fodazze, dando fazz, o
beru...........
Deixar o filho da buta no vorno, por umas 4 horas....
Tentar retirar a berda do beru....
Mandar mais umas doses de vvuiiiisscc para dentro (da goela,
claro).......

Dendar dovamente dirar o sacana do beru do vorno, porque na primeira
dendadiva dãããoooo deeeeuuuu..........
Pegar o beru que gaiu, e enxugar o fillo da buta com o bano de lavar u
jão
e gologa-lo numa pandeja ou em qualquer outra borra, bois avinal, você
nem
gosssssssssssta muito dezza bosta.........

E bronto, já dddá!!