segunda-feira, abril 24, 2006

Vinha mesmo a calhar...uma açorda!...

Pois bem meus amigos, aqui está a minha sugestão para a refeição das comemorações do 25 de Abril, em homenagem aos que lá ficaram na luta pela liberdade...

Já agora, aprendam como se faz um açorda e ficam desde já a saber que não leva amendoins...

Ingredientes: Para 4 pessoas

  • 1 bom molho de coentros (ou um molho pequeno de poejos ou uma mistura das duas ervas )
  • 2 a 4 dentes de alho
  • 1 colher de sopa bem cheia de sal grosso
  • 4 colheres de sopa de azeite
  • 1,5 litro de água a ferver
  • 400 grs de pão caseiro (duro)
  • 4 ovos

Confecção: Pisam-se num almofariz, reduzindo-os a papa, os coentros (ou os poejos) com os dentes de alho, a que se retirou o grelo, e o sal grosso. Deita-se esta papa na terrina ou numa tigela de meia cozinha, que neste caso fará ofícios de terrina. Rega-se com o azeite e escalda-se com a água a ferver, onde previamente se escalfaram os ovos (de onde se retiraram). Mexe-se a açorda com uma fatia de pão grande, com que se prova a sopa.A esta sopa dá-se o nome de sopa «azeiteira» ou «sopa mestra». Introduz-se então no caldo o pão, que foi ou não cortado em fatias ou em cubos com uma faca, ou partido à mão, conforme o gosto.Depois, tapa-se ou não a açorda, pois uns gostam dela mole e outros apreciam as suas sopas duras. Os ovos são colocados no prato ou sobre as sopas na terrina, também conforme o gosto. A Açorda tem muitas variantes, mais influenciadas pela mudança de estações do que, como é regra em cozinha tradicionais, de terra para terra. É sempre um caldo quente e transparente, aromatizado com coentros ou poejos, ou os dois, alhos pisados com sal grosso e condimentado com azeite. Dão-lhe consistência fatias ou bocados de pão de trigo, de preferência caseiro e duro.Acompanha-se geralmente com ovos escalfados, que também podem ser cozidos, e azeitonas. Muitas vezes, na água utilizada já se cozeu uma posta de pescada ou de bacalhau. Também pode ser acompanhada com sardinhas assadas ou fritas e, no Outono, é muitas vezes enriquecida com tiras finas de pimento verde, que se escaldam com a água ao mesmo tempo que as ervas, e acompanhada com figos maduros ou um cacho de uvas brancas de mesa.

E esta! Gostaram... Então quando fizerem aí em casa, não se esqueçam de convidar a malta....

6 comentários:

guerero disse...

Os amendois poen-se na açorda quando não á sal.
Mas o Nelsinho andou a aprender umas coisas que eu ainda não tinha ouvido falar na açorda mas devem ficar lá bem, ele tambem se esqueceu dos doradinhos, das delicias do mar, mas isto são variações da açorda e do que á no congelador as 4 ou 5 da manhã, para não falar num confrade que queria panahar e matar um galo para por na açorda.
Nelsinho temos que exprimentar a receita, terás que fazer uma inauguração da cave.

Confrade Patas disse...

Aguenta aí ... mais uns 4 meses e deve estar pronta ...

Anónimo disse...

Estes gajos devem ser malucos, agora por um galo na açorda...

Anónimo disse...

Very pretty design! Keep up the good work. Thanks.
»

Anónimo disse...

Cool blog, interesting information... Keep it UP Mario ringtones

Anónimo disse...

I have been looking for sites like this for a long time. Thank you! » »